Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Coalizão Indústria diz que diminuir IPI vai amortecer aumento das commodities

Integrado por 15 entidades do setor, grupo se reuniu nesta segunda-feira (7/3) para discutir os impactos da redução do imposto e os efeitos da guerra na Ucrânia na indústria brasileira

A Coalizão Indústria — integrada por 15 entidades do setor — avalia que a escalada nas cotações das commodities de energia em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia deve ser amortecida, no preço final dos produtos. Segundo os empresários, o corte de 25% das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) servirá de amortecedor.

O grupo de empresários fez a afirmação em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira (7/3), sobre o impacto da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na reindustrialização do Brasil e possíveis efeitos da guerra na Ucrânia no dia a dia da indústria.

Ainda na coletiva, a Coalizão Indústria disse que a medida tem impacto positivo não apenas pela redução do imposto em si, mas também por aliviar o custo de financiamento de capital de giro das empresas.

O coordenador da Coalizão Indústria, Marco Polo De Mello Lopes, que é presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, classificou a redução do imposto como sendo uma medida justa, corajosa e necessária num momento em que a inflação global é pressionada pelo choque de oferta decorrente da crise no leste europeu. "Nossa expectativa era de 50%. Faz parte de nossa reivindicação avançar com uma redução maior", adiantou.