Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

Conheça quais são os maiores motivos de pedidos de demissão

Mais da metade das demissões do segundo trimestre de 2021 partiram dos próprios colaboradores

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

O Brasil vive um período de grande crise financeira, que apenas se intensificou desde o início da pandemia. Mesmo com a alta taxa de desemprego e o grande número de demissões, dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontam que 51% das pessoas que perderam seus empregos no segundo trimestre de 2021 decidiram se desvincular da empresa por conta própria. O perfil predominante é o de profissionais na faixa dos 25 anos, com ensino superior completo, e funcionários do setor privado.

Esse não é um fenômeno exclusivo do Brasil. Nos Estados Unidos, somente em janeiro 4,3 milhões de trabalhadores deixaram seus empregos de forma voluntária, segundo informações divulgadas pelo Departamento de Trabalho dos EUA. 53% das empresas locais afirmaram estar sofrendo uma rotatividade maior, devido ao aumento de pedidos de demissão. Acredita-se que a pandemia aumentou a conscientização sobre autocuidado, especialmente se tratando de saúde mental, algo que foi determinante para elevar esse índice.

Confira quais são os principais motivos que levam as pessoas a pedirem demissão de seus empregos:

Falta de reconhecimento

Boa parte dos colaboradores que são formados buscam um plano de carreira na empresa onde trabalham, ou seja, almejam promoções e crescimento profissional. Quando a empresa não aborda esse assunto com clareza ou não abre espaço para o diálogo, a tendência é que os funcionários acabem buscando oportunidades melhores em outros lugares.

Salário baixo

A maioria dos trabalhadores trabalha pela remuneração, e não por amor ao que faz. Quando a empresa não oferece salários compatíveis com o mercado ou uma boa seleção de benefícios, não demora muito para que os colaboradores comecem a se sentir desmotivados e insatisfeitos.

O fator financeiro é um problema que afeta diretamente o desempenho e a saúde mental das pessoas. A partir do momento que os funcionários precisam fazer uma renegociação de dívidas e passam por dificuldades, a tendência é que eles procurem por novas oportunidades no mercado de trabalho.

Falta de comunicação

Indo além de um bom salário e plano de carreira, hoje em dia, as pessoas estão valorizando muito mais um ambiente de trabalho saudável e mais aberto, onde os colaboradores possam se expressar e conversar com seus superiores com certa facilidade.

Empresas pouco transparentes e que dificultam essa comunicação tendem a perder funcionários com mais frequência. Quando isso se combina com os outros dois motivos apresentados, as chances são muito maiores.