Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Notícia

O Brasil precisa evoluir mais acelerado

Os fatos e acontecimentos que abundam o mundo atual, inclusive com ameaça de uma 3ª. WW

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“Face aos eventos e acontecimentos que tendem a acontecer, 3ª. WW, Boom Populacional, Nova Ordem, Economia Mundial em declínio, FOME e DESEMPREGO em elevação, Pandemias, e demais, o Brasil será um refugio mundial.” (Elenito Elias a Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Os fatos e acontecimentos que abundam o mundo atual, inclusive com ameaça de uma 3ª. WW, com uso de arsenal bélico nuclear, e mais outros conflitos que hão de acontecer, agregado com as inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, é plenamente possível entender que um conflito mundial poderá afetar todos os países, e aqueles que tiverem recursos hão de obter grandes volumes de investimentos para alimentar o mundo.

As CRISES domésticas que nos afetam, não permite maiores investimentos na busca de adquirir melhor tecnologia e consequente educação de qualidade, tão necessário na Nova Ordem, sob nova administração, ou com dupla autoridade.

É inegável que o sistema capitalismo de mercado, a moeda dólar e a crescente dívida externa americana afetam a rentabilidade dos investidores, mesmo sabendo da bolha imobiliária e a da crise energética chinesa, que mesmo assim, mostra a força de sua economia e de seus avanços tecnológicos, segundo os mentores que vivenciam no mercado financeiro.

A história nos ensina que a Nova Ordem muda há cada dois séculos e meio, passando por transformação no período de dez anos, desde a Holanda, Inglaterra, Estados Unidos da América e agora CHINA, as moedas digitais, a inteligência artificial, a velocidade 5G/6G, o Metaverso, com o blockchain e seu NFT, merecem uma estudo mais prolixo.

Desde Karl Marx, passando por Thomas Piketty, chegando até Ray Dalio, assim como Alvin Toffler, Alan Turing, Kay Fu Lee, Elon Musk, devemos buscar um ponto de inserção, entre a Economia e a Inteligência Artificial, para que possamos traçar um entendimento que possa resultar PDCA mais compatível com esses fatos.

Economia

Segundo o Banco Mundial, OCDE, FMI, Fórum Econômico Mundial e as Agências de Rattings, todas, sem exceção, informam que a economia global terá crescimento reduzido, tendo em vista as consequências da Pandemia, e do conflito bélico, no caso do Brasil, temos a soma de outros problemas domésticos que precisam ser resolvidos o mais rápido possível.

Em caso de agravamento e prolongamento dos conflitos bélicos, haverá maior necessidade de alimentos, energia, combustível, ferro e seus derivados, e demais, onde talvez os países que não estejam inseridos nesse conflito podem melhorar suas economias.

No caso do Brasil, em especial, é fundamental que o NOVO governo tenha porta aberta junto aos líderes dos demais países, e que possa trazer divisas, convênios, contratos e investimentos para nosso país.

Mas em caso de 3ª.WW, com o uso de arsenal nuclear, é fundamental que possamos entender que estamos no Sul do planeta, apesar de sermos um país continental, riquezas naturais e minerais, terras férteis, e uma população aproximada de 215 milhões com característica de buscarmos a PAZ, podemos receber refugiados para se instalar nas áreas com menor densidade demográfica, ou seja, NORTE e NORDESTE, trazendo com isso uma nova necessidade de recursos para adequar junto a esse processo.

No caso dos USA, OTAN, e EUROPA se digladiarem com a Rússia e CHINA, com arsenal nuclear, devemos antever que a poeira radioativa dos mísseis intercontinentais talvez nos alcance, eis um viés que devemos nos acuidar.

É óbvio que estamos tratando em caso de hipótese, pois diante dos fatos e acontecimentos, não devemos vacilar em nossas ações atitudes consequentes e devidamente planejadas para qualquer que seja as alternativas.

Sabemos que devemos refletir ainda sobre á existência da PANDEMIA, inovações tecnológicas derivadas de inteligência artificial, e a necessidade de maiores e melhores investimentos para que possamos alcançar melhores horizontes.

O NORDESTE e NORTE do Brasil, estão mais próximo do continente africano e consequentemente mais próximo da Europa, e tem as melhores condições de acolher esses possíveis refugiados, inclusive o Presidente da França (Macron) e dos Estados Unidos da América do Norte (Joe Biden) desejam a internacionalização da AMAZÔNIA, por motivos óbvios.

Por outro lado, sabemos que o Brasil pertence ao BRICS, e qualquer movimento adverso poderá ser vitima da Nova Ordem, portanto, se faz necessário uma abertura de dialogo junto aos líderes mundiais.

A Economia do Brasil só poderá deslanchar, ou seja, progredir, se houver as bases sedimentares necessárias para tal feito, inclusive sólidos investimentos em educação de qualidade, vejam como é fácil identificar o problema, precisamos ver que todas as vantagens que o Brasil possui, após 522 anos ainda não chegamos a uma situação vantajosa, exceto no período de outro partido, o qual poderemos retornar.

Quando, qualquer trabalho pode ser desenvolvido utilizando um celular, ou mesmo um computador com acesso a internet, podemos entender que é possível o exercício de qualquer atividade remunerada, desde que estejamos devidamente preparados para tal evento.

RISCO MUNDIAL

TODOS nós, estamos diretamente dependentes da ENERGIA, e da INTERNET, se por algum motivo qualquer um dos conflitantes, e podendo acontecer com qualquer um dos lados, e devemos refletir sobre o que segundo Vladmir Putin, disse que não haverá vencedores, sabemos perfeitamente o que isso significa.

Entendam, a nossa vida está diretamente ligada á satélites que controlam e acompanham tais eventos de grande importância para nossa existência, e se qualquer um dos artefatos bélicos alcançar e destruir determinados satélites estaremos obviamente desprovidos de tais recursos essenciais a nossa sobrevivência.

Um artefato nuclear, mesmo estratégico, tem limitações geográficas, podendo destruir imóveis, móveis e vidas, mas se houver a destruição de satélites o efeito é mais catastrófico para a sociedade humana, pois o RISCO MUNDIAL é letal, e tem maior probabilidade destruidora que a explosão de um artefato nuclear estratégico.

Qualquer um dos lados que tenham a TECNOLOGIA como foco, poderá sair vitorioso desse conflito bélico, pois aprendemos com SUN TZU, na Arte da Guerra, que o maior foco é a impossibilidade do adversário fazer uso de suas armas que precisam de ENERGIA e da INTERNET, através de sinais de satélites.

Agora, podemos entender que o CONHECIMENTO, e o domínio das inovações tecnológicas são essenciais para obter êxito em qualquer conflito.

CONCLUSÃO

Estamos passando por um ano de grandes turbulências, crises, conflitos, nova ordem, inovações tecnológicas em velocidade exponencial, precisamos de educandos e profissionais que estejam preparados e antenados com a necessidade básica de aproveitar as oportunidades que hão de surgir ao longo desse período.

Mas sabemos que para tal feito, se faz necessário aprender o recurso técnico específicos de nossa profissão, inclusive outros idiomas e principalmente interagir e vivenciar as inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial, principalmente para estarmos preparados para a velocidade 5G/6G, Metaverso e ainda num breve futuro com a computação quântica.

Portanto, em consonância ao citado no parágrafo anterior, é fundamental que essa mudança aconteça primeiro, em cada um de nós, sem seguida na educação e sociedade em geral, que já está sentindo a falta desse conhecimento.

Mesmo que tenhamos um conflito de larga escala (3ª.WW), com o uso de arsenal nuclear, com as inovações tecnológicas, os que sobreviverão hão de precisar de melhores conhecimentos para sua sobrevivência.

Nesse ponto, o Brasil desempenha um importante papel, por possuir as vantagens necessárias para conter tais catástrofes diante do quadro que poderá nos vitimar, mas precisamos de RECURSOS específicos.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.